Podcast Desvenda o Poder Feminino na Cultura Popular Maranhense

Mergulhe em um universo de ancestralidade, lutas e conquistas numa jornada de 13 episódios inesquecíveis com o Podcast “O Poder do Feminino na liderança da Cultura Popular Maranhense: História, Memória e Legado”. Fruto de um projeto de pesquisa que explora a posição da mulher e do feminino nas religiosidades de matriz africana e na cultura popular do estado, o podcast conduz o público por uma jornada inspiradora através das trajetórias de mulheres negras líderes comunitárias, ativistas políticas e representantes de diferentes vertentes feministas.

Idealizado pelas professoras Dra. Marilande Martins Abreu, do Departamento de Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e Simone Linhares Ferro, Professora Emérita do Departamento de Dança na Universidade do Wisconsin em Milwaukee (UWM) nos Estados Unidos, o projeto conta com o apoio da Fundação Fulbright, da UFMA e da UWM.

Através de entrevistas com essas mulheres extraordinárias, o podcast revela a força, a resistência e o legado que elas carregam em suas vivências. As convidadas compartilham suas histórias de luta por direitos, preservação cultural e reconhecimento da importância do papel da mulher negra na sociedade maranhense.

Um mergulho na riqueza cultural e na força ancestral

O podcast convida o público a se conectar com a riqueza cultural do Maranhão, reconhecendo a importância da ancestralidade africana na formação da identidade do estado. As entrevistas revelam como as mulheres negras têm sido protagonistas na preservação e valorização das tradições afro-brasileiras, combatendo o racismo e a discriminação e construindo um futuro mais justo e equitativo para todos.

Um convite à reflexão e à ação

Mais do que um registro histórico, o “O Poder do Feminino na liderança da Cultura Popular Maranhense: História, Memória e Legado” é um convite à reflexão sobre o papel da mulher na sociedade e a importância da luta por seus direitos. As histórias das entrevistadas servem como inspiração para que todas as mulheres se reconheçam como agentes de transformação social e lutem por um mundo mais justo e igualitário.

Episódio 1

Episódio 2