Personalidades Afro-Maranhenses

A presente proposta é um desdobramento do projeto de iniciação científica intitulado “Personalidades negras: verbetes biográficos de artistas, intelectuais e ativistas maranhenses do século XX”, cujo primeiro ano de vigência (01/09/2023 a 31/08/2024) teve o financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Optamos por desenvolvê-lo inicialmente com cinco personalidades negras do município de Grajaú/MA a fim de trazer visibilidade às práticas culturais e educacionais desenvolvidas na região centro-sul maranhense: Argentino de Sousa Santos (poeta e um dos fundadores da Academia Grajauense de Letras e Artes); Cleiane Chaves (educadora e vice-presidente da Academia Grajauense de Letras e Artes); João da Cruz Atenas (músico, compositor e mestre da cultura afro-maranhense); Paulo Sérgio Ferreira de Moraes (poeta e músico); Veralice Oliveira (educadora).

Parte relevante de nossa proposta consiste em disponibilizar aos discentes e docentes do ensino superior e básico, por meio do MAD/MA, uma nova percepção a respeito do papel dos negros na história do Brasil e assim contribuir para que ocorra de maneira efetiva a implementação da Lei 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas. Desse modo, é de suma importância a construção de uma reflexão acerca do porque determinados personagens são lembrados, e outros silenciados, seja no ensino ou na pesquisa. No que diz respeito à abordagem metodológica, dialogamos com estudos de trajetórias e biografias provenientes do campo historiográfico. Adotamos a forma narrativa e cronológica na elaboração dos verbetes sem perder de vista às especificidades dos personagens analisados, situando-os em seu grupo, contexto social e tempo histórico.

Argentino de Sousa Santos

Cleiane Nascimento Chaves Barros

João da Cruz Atenas

Paulo Sérgio Ferreira de Moraes

Veralice Silva de Oliveira

Curadoria

Marco Antônio Machado Lima Pereira, doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e docente do curso de Ciências Humanas/Geografia do Centro de Ciências de Grajaú (CCGR/UFMA).

Olilia Marcela Ramos de Sousa, discente do curso de Ciências Humanas/Geografia do Centro de Ciências de Grajaú (CCGR/UFMA).

Revisão

Pauline Freire Pimenta (UFLA)