O Museu Afro-digital do Maranhão – MAD/MA, vinculado ao Departamento de Sociologia e Antropologia – DESOC/UFMA é um Projeto de Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Maranhão/UFMA, que mantém e atualiza acervo – etnográfico, histórico-social, artístico-cultural – de culturas afro-brasileiras e africanas no Estado do Maranhão.
O MAD/MA constitui-se como Linha de Pesquisa do Grupo Religião e Cultura Popular – GP Mina, conta com um rico acervo de fotografias e filmagens que contribuem para a valorização e (re)construção de memórias das identidades negras no Estado do Maranhão. Esse material, composto de estudos etnográficos de pesquisadores como Mundicarmo Rocha Ferretti, Sérgio Figueiredo Ferretti e Pierre Verger, é diversificado e atual. Associa-se, atualmente, a fotografias e filmes de pesquisadoras e pesquisadores que fazem parte do Museu Afro-Digital do Maranhão – MAD/MA/UFMA. Seus membros – antropólogas, historiadores, mestres em tecnologia, artistas plásticas, sociólogos, bem como estudantes de graduação e pós – graduação em Cultura e Sociedade, Ciências da Computação, Artes Visuais, História atuam desenvolvendo estudos que articulam o MAD/MA aos temas da Educação, Cultura e Tecnologia.
As reuniões da Linha de Pesquisa MAD/MA ocorrem quinzenalmente, às quintas feiras, 14h às 16h na Sala do GP Mina, para discussão de textos, organização e manutenção do acervo do MAD/MA. Neste semestre de 2024.1, iniciaremos estudos e discussões sobre o tema Curadoria em Museus Digitais. Além desse trabalho sistemático, os membros participam de eventos locais, nacionais e internacionais e, ainda outras atividades acadêmicas. Bem como, organizam atividades do MAD/MA que articulam seu acervo ao tema da obrigatoriedade do ensino de culturas africanas e afro-brasileiras nas escolas de ensino fundamental e médio.
Nesta atualização, uma galeria dedicada as turmas de samba do Maranhão dialoga com o projeto de pesquisa Execução da ação de inventário nacional de referências culturais das turmas de samba do Maranhão. Em execução atualmente no Grupo de Pesquisa GP Mina, esse estudo é decorrente de convênio entre a Universidade Federal do Maranhão – UFMA, e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, para realização do Inventário das Turmas de Samba do Maranhão. Proposta que envolve ainda a Casa de Nhozinho, Museu da Cultura Popular em São Luís, e a Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, esta galeria pretende-destacar os elos das turmas de samba com a Mina e a Cura, e ainda com outras manifestações da chamada cultura popular.
MAD/MA
Grupo de Pesquisa: Religião e Cultura Popular – GP Mina
Linha de Pesquisa: Museu Afro-Digital – MAD/MA
E-mail: mdafro.desoc@ufma.br