O Museu Afro Digital do Maranhão – MAD/MA-UFMA, vinculado ao Departamento de Sociologia e Antropologia – DESOC/UFMA é um Projeto de Extensão da Universidade Federal do Maranhão/UFMA, que mantém e atualiza acervo – etnográfico, bibliográfico, histórico-social, artístico-cultural – de culturas africanas, afro brasileiras e afro indígenas no Estado do Maranhão. É coordenado pelos professores Dra. Marilande Martins Abreu (DESOC e PPGSA), e Ms. Nélio Guilhon, do Colégio Universitário (COLUN-UFMA).
As atividades e ações de pesquisa e extensão do MAD/MA-UFMA, são realizadas através do Grupo de Pesquisa Religião e Cultura Popular – GP Mina, que mantém uma Linha de Pesquisa intitulada Museu Afro Digital – MAD/MA, na qual executa-se projetos de pesquisas e extensão ligados ao MAD/MA, que contém um rico acervo que contribui para a valorização e (re)construção de memórias das identidades negras, indígenas e afro indígenas no Estado do Maranhão. Com ênfase em comunidades quilombolas, práticas rituais africanas, afro brasileiras, afro indígenas, e festas da chamada cultura popular como o bumba-boi, Turmas de Samba, esse material disponibilizado no site do museuafro, é decorrente de estudos etnográficos dos antropólogos Mundicarmo Rocha Ferretti e Sérgio Figueiredo Ferretti; e também de trabalhos produzidos por pesquisadoras e pesquisadores do MAD/MA-UFMA.
A equipe de trabalho do MAD/MA-UFMA é Multidisciplinar. Formada por antropólogas, historiadores, mestre em tecnologia, artista plástico, sociólogos, estudantes de graduação e pós – graduação em Cultura e Sociedade, Ciências Sociais, Artes Visuais, História. A equipe atua desenvolvendo estudos que articulam o MAD/MA aos temas da Educação, Patrimônio e Tecnologia. E, congrega pesquisadores da UFMA, COLUN/UFMA, UEMA, IFMA, SEDUC/MA.
As reuniões da Linha de Pesquisa MAD/MA ocorrem quinzenalmente, às quintas feiras, 15:30h às 17:00h, na Sala do GP Mina, e no formato on line, para discussão de textos, organização e manutenção do acervo do MAD/MA. Além desse trabalho sistemático, os membros participam de eventos locais, nacionais e internacionais e, ainda outras atividades acadêmicas. A equipe interdisciplinar, organiza, planeja e executa pesquisas que articulam o acervo do Museu Afro Digital do Maranhão à obrigatoriedade do ensino de culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas nas escolas de ensino fundamental e médio, bem como articula as discussões teóricas em torno do tema sobre Educação, Patrimônio e Tecnologia.
Integrante da Rede de Museu afro-brasileiros, O MAD/MA-UFMA é responsável pela salvaguarda de um rico acervo, fruto de mais de 40 anos de pesquisas antropológicas no Maranhão. Esse acervo dialoga com as dinâmicas atuais de pesquisas que se orientam a partir de novas epistemologias, por isso tem muito a contribuir com a luta pelo resgate, manutenção e reconhecimento do patrimônio material e imaterial de comunidades tradicionais, quilombolas e afro indígenas do estado do Maranhão.
O Museu Afro indígena Digital do Maranhão, assim, é um importante recurso metodológico para as pesquisas que discutem e problematizam à cerca do tema dos acervos e minorias, memória e resistência, a partir da relação entre Educação, Patrimônio e Tecnologia.
Marilande Martins Abreu
Coordenadora MAD/MA-UFMA
MAD/MA
Grupo de Pesquisa: Religião e Cultura Popular – GP Mina
Linha de Pesquisa: Museu Afro Digital – MAD/MA
E-mail: mdafro.desoc@ufma.br