Tendo conhecimento que o fotógrafo e etnógrafo Pierre Verger em 1948 visitou e documentou o Maranhão, o coordenador do Museu Afrodigital da UFMA entrou em contato com a Fundação Pierre Verger visando disponibilizar em nosso site algumas fotos deste importante acervo.
Em recente viagem a Salvador – Bahia, visitou a FPV onde pode apreciar cerca de 300 fotos de Verger no Maranhão naquela época. Em acordo com técnicos daquela instituição, foi feita uma seleção de 36 fotos que serão preparadas para serem incluídas numa coleção de Fotos do Maranhão em 1948 por Pierre Verger. As fotos se relacionam com a arquitetura colonial, onde são documentados prédios hoje desaparecidos. Há belas fotos sobre cenas de trabalho de carregadores da estiva e de embarcações no porto. Verger na época participou e documentou a romaria de São Raimundo dos Mulundus no Município de Vargem Grande mostrando cenas do pagamento de promessas, devotos a cavalo, barracas da romaria e outras. Documentou também festas em bairros populares como a Festa do Divino e o tambor de crioula, com a punga dos homens. Este importante acervo, preservado com dedicação pela Fundação Pierre Verger, nos deixa com vontade de conhecer todo o conjunto deste importante trabalho de documentação e esperar que um dia venha a ser publicado.
O Museu Afrodigital da UFMA aguarda a preparação do material pela Fundação e espera que esteja disponível em nosso site a partir de março de 2014.